Você é muito maior do que o seu medo | Baby&Me

Você é muito maior do que o seu medo

Publicado: 25/05/2018


Um dia na piscina meu filho me chama frustrado, chorando e diz que não quer mais nadar. Porque não "consegue mergulhar" como os outros e que o medo era muito muito grande.

Vendo ele chorar, desabafando comigo uma frustração tão forte, me corroeu por dentro, mas ao mesmo tempo, era uma oportunidade de eu entrar em cena. Mas o que eu vou dizer? As primeiras frases q vinham na minha cabeça eram "não fica assim, isso vai passar", "não precisa sentir medo..." até que você se coloca no lugar dele e pensa o que gostaria de ter ouvido quando você sentiu medo.

  • Filho, é importante sentir medo. Ele, assim como a alegria, o amor, a raiva estão todos dentro da gente. Mas eles são MENORES que nós. (separei uma mão da outra e deixei com uma certa distância)
     
  • O seu medo já foi maior, até que você entrou na água de boia, deu pé na piscina, tirou a boia - ele me olhava concentrado e percebia q as minhas mãos iam se aproximando e a distância diminuindo - segurou na borda e hoje, o seu medo tá assim oh, desse tamaninho. MUITO MENOR do que você. E no dia que você decidir que é o momento de mergulhar, você vai mergulhar. Como você fez em todos os outros momentos.


Ele se acalmou, me deu um abraço forte em forma de gratidão e deixamos a piscina. Alguns dias depois, na piscina, ele me chama: "Mamãe, o dia chegou. Eu vou mergulhar!"

Ele mergulhou na certeza de que estava pronto pra se enfrentar, e eu na certeza que não importa a idade, podemos trocar o medo pela coragem.

Voltar